Asterisk Telefonia IP

Muito se fala sobre VoIP e telefonia IP, mas muito pouco se fala do papel do Asterisk para que um projeto de telefonia IP possa ser implementado.

Se você já buscou informações sobre o VoIP, deve ter percebido que o Asterisk é essencial para fazer com que a sua rede de telefonia funcione corretamente, converta o áudio, programe ramais e converse com a sua operadora de telefonia VoIP.

Mas, afinal de contas, o que é o Asterisk, e qual o seu verdadeiro papel dentro de um projeto de telefonia IP?

O Asterisk é um software livre que permite transformar um computador em uma central telefônica multiprotocolo.

A empresa desenvolvedora do Asteriks, a Digium, investe também no desenvolvimento de hardware que funciona com o Asterisk, como telefones IP, por exemplo.

O Asterisk é o sistema que faz a conexão entre a rede pública de telefonia (PSTN) e a rede de telefonia via IP.

O Asterisk é responsável por integrar a conexão da internet, telefones, computadores e a rede local em uma única plataforma, que recebe e envia dados e informações de voz.

Ele se conecta à sua rede através da porta de rede e pode ainda ativar um firewall, e fazer o controle de banda para os seus telefones, caso seja preciso, por conta da qualidade da conexão.

O Asterisk é o cérebro da telefonia IP. É justamente nele que ficam programados todos os detalhes de ramais, encaminhamento de chamadas, atendimento automático, bem como ele que organiza e comanda o tráfego de voz.

É justamente por conta da linguagem Asterisk que o VoIP pode operar de maneira eficaz, e podemos usar a internet para realizar e receber chamadas telefônicas.

Benefícios do Asterisk

Além dos benefícios tradicionais da telefonia (como, correio de voz, correio eletrônico, atendimento automático, URA, distribuição automática de chamadas, e integração da telefonia, o Asterisk possui outros benefícios:Plano unificado de numeração entre escritórios distribuídos entre várias localidades.

  • Interligação com centrais PBX, permitindo que 2 ou mais PBX falem a custo zero.
  • Possibilidade de capturar linha remota de outro PBX, fazendo com que a ligação internacional e nacional sejam tarifadas como ligação local.
  • Possibilidade de conexão simultânea com redes VoIP.
  • Arquitetura distribuída com gestão centralizada.
  • Administração e configuração totalmente via web.
  • Economia de até 70% nas ligações telefônicas.
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