Backup automático servidor de arquivos linux na Amazon AWS

Neste tutorial vamos automatizar o backup de um servidor de arquivos local. Enviando os dados para a Nuvem Amazon AWS. Caso queira aprender a montar o servidor de arquivos acesse o link Samba4.

Neste exemplo usaremos um servidor Debian 10

Para esta automação usaremos o seguintes serviços:

Post Fix – para criar uma conta de e-mail que vai avisar quando  backup foi feito

Apache – Para armazenar os relatórios de backups que estarão disponíveis para acesso pela web

Usaremos um shellscript para automatizar  processo via crontab.

Usaremos uma conta de e-mail do Gmail para fazer os envios de mensagem.

Então vamos ao que interessa !

Abra o terminal do seu servidor e vamos iniciar instalando e configurando o Postfix

Antes de tudo vamos instalar o “sudo” para trabalhar com usuário comum para manter a segurança. E é isso mesmo instalar o sudo pois o Debian 10 não vem com ele instalado, siga os passos;

Vamos logar com o Root digite

su e a senha

agora digite

apt-get update

apt-get upgrade

apt-get install sudo

Digite o seguinte comando para adicionar seu usuário ao grupo “sudoer”: 

adduser “seu usuário” sudo  –  ( “seu usuario” é o que criou no debian )

E ai reinicie a maquina.

Caso aconteça problema para usar o comando adduser ajuste a variável de ambiente. Logue com o root acesse a pasta root edit o arquivo oculto .bashrc – coloque as linhas seguintes dentro do arquivo

export PATH=/usr/bin:$PATH

export PATH=/usr/sbin:$PATH

 

Agora vamos serguir nossas instalações no terminal atualize os repositórios com os comandos seguinte:

 sudo apt-get update

 sudo apt-get upgrade

Agora vamos instalar o Postfix – digite o comando abaixo

sudo apt-get install -y postfix mailutils libsasl2-2 ca-certificates libsasl2-modules mutt mutt-patched

Uma tela aparecera, selecione a opção Site Internet e selecione OK.
Digite o nome do seu servidor de e-mail, EX: monitoramento.com
Em seguida, entre no diretório de configuração do Postfix.

cd /etc/postfix/ 

Agora faça o backup do arquivo de configuração:

sudo mv main.cf main.cf.old

Vamos criar um novo arquivo de configuração do postfix

sudo vi main.cf

No arquivo coloque o o texto seguinte :

relayhost = [smtp.gmail.com]:587
smtp_tls_loglevel = 1
smtp_use_tls = yes
smtpd_tls_received_header = yes
smtp_sasl_auth_enable = yes
smtp_sasl_password_maps = hash:/etc/postfix/sasl_passwd
smtp_sasl_security_options = noanonymous
smtp_sasl_tls_security_options = noanonymous

Salve e saia.

Agora vamos criar o arquivo “sasl_passwd”, contendo o servidor SMTP do Google e a conta que será utilizada para envio dos e-mails. 

sudo vi sasl_passwd 
[smtp.gmail.com]:587 SeuEmail@gmail.com:SenhaDoEmail

Em seguida vamos rodar o comando “postmap” no arquivo “sasl_passwd” e no “main.cf”, para que eles possam ser reconhecidos e utilizados pelo Postfix.

sudo postmap /etc/postfix/sasl_passwd

sudo postmap /etc/postfix/main.cf

Vamos dar permissão ao arquivo de senha

sudo chmod 600 sasl_passwd

Vamos validar as permissões (caso dê “arquivo não encontrado” ou qualquer erro, pode ignorar e seguir)

sudo cat /etc/ssl/certs/Thawte_Premium_Server_CA.pem | sudo tee -a /etc/postfix/cacert.pem

Reinicie o serviço do Postfix: 

sudo service postfix restart 

Pronto, agora ja podemos enviar um e-mails através do shell. para fazer um teste: 

echo 'Teste.' | mutt -s 'Teste de envio pelo shell' SeuEmail@gmail.com

Postfix instalado vamos agora instalar o apache.

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