O Linux atinge a versão 5.0 de seu Kernel

Turma do pinguin, prestem atenção. O núcleo do nosso amado SO entrou no ano novo com um novo número de versão

Kernel linux 5.0

Os fãs de Linux ficarão aliviados ao saber que 2019 deve apresentar um Torvalds mais gentil, mais suave e menos enxuto e a capacidade de tomar decisões arbitrárias permanece inalterada. A razão pela qual a versão 4.21 se tornou 5.0 é porque “fiquei sem dedos e dedos para contar” diz Torvalds.

Como Torvalds observou, há uma tonelada de mudanças no novo kernel com muitos brinquedos. Os fãs do Raspberry Pi recebem suporte para touchscreen e há a variedade usual de aprimoramentos de GPU e CPU, incluindo algum suporte inicial para as GPUs Turing da Nvidia, que será de interesse para aqueles que seguem o CES 2019.

A AMD também viu algum amor na forma de ajustes na manipulação do microcódigo da CPU, bem como a chegada do FreeSync, que sincroniza a taxa de atualização de uma tela compatível com a taxa de quadros de uma placa Radeon equipada de forma semelhante.

Para não ficar de fora, o trabalho continuou com os gráficos Icelake da Intel e, claro, a mitigação contínua para o Spectre V2 e sua laia. O processador NXP PowerPC recebeu atenuação desta vez, enquanto o subsistema de rede do Linux foi ajustado para, pelo menos parcialmente, lidar com o impacto no desempenho introduzido em 2018 como resultado do tratamento do problema do Meltdown.

Uma série de outros drivers novos e aprimorados completam o primeiro release candidate, bem como o trabalho em andamento para lidar com o problema do “Ano 2038” (quando o formato de tempo Unix de 32 bits, por exemplo, ficar sem segundos). Com 19 anos para ir, pode haver pouca desculpa para não estar preparado, embora não tenhamos dúvidas de que haverá o pânico habitual perto do tempo.

Então é tudo muito bom, mas não merecedor de um grande impacto na versão. É assim que tem sido as coisas nas últimas vezes que o grande número passou.

Avançamos agora e o Linux é muito maior (cerca de 6,5 milhões de objetos no repositório do Git, de acordo com Torvalds) e o que teria sido 4,21 está se tornando uma valiosa atualização. Mas, dedos e dedos de lado, é o suficiente para ser uma versão 5? Como Linus disse: “Então, enlouqueça. Faça a sua própria razão para o porque é 5.0.” ®

Fonte – https://www.theregister.co.uk/

Deixe sua duvida ou comentário.