Quando o Ubuntu Linux 18.04 da Canonical chegou, tinha apenas um pequeno problema: você não podia pular diretamente da última versão do Long Term Support (LTS), Ubuntu 16.04, para a versão mais recente. Agora, com o lançamento do primeiro ponto de atualização do Ubuntu 18.04, o Ubuntu 18.04.1 , você pode finalmente fazê-lo facilmente.
Claro, você sempre pode atualizar de uma versão do Ubuntu para o outro. Você só precisa ter seu diretório home em outra partição. Como a maioria das pessoas não se incomoda com isso, a atualização pode ser uma tarefa difícil.
Antes de fazer a troca, lembre-se de que o Ubuntu 18.04 não se parece com 16.04, 16.10, 17.04 ou 17.10. Isso porque o Ubuntu está voltando para o GNOME para seu desktop padrão da Unity . Se você quiser ficar com Unity, e so mudar a seção do desktop no inicio de logon.
O desenvolvimento de desktops Unity continua . Mas, não é mais uma parte oficial dos esforços do Ubuntu da Canonical.
Pronto para ir? Primeiro, como sempre, faça backup do seu desktop Ubuntu existente. Para fazer isso, eu recomendo o Déjà Dup ou o CloneZilla padrão do Ubuntu . Uma vez feito, verifique a restauração para ter certeza de que você tem um bom backup.
Agora você está pronto para atualizar para o Ubuntu 18.04.1. Você faz isso com as seguintes etapas:
- Abra a configuração “Software e atualizações” em Configurações do sistema.
- Selecione a terceira aba chamada “Atualizações”.
- Defina o menu suspenso “Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu” para “Para qualquer nova versão” se você estiver usando 17.10; defina-o como “Para versões de suporte a longo prazo” se você estiver usando 16.04 LTS.
- Pressione Alt + F2 e digite update-manager -c na caixa de comando.
- O Update Manager deve abrir e informar que o Ubuntu 18.04 LTS está disponível agora.
- Se não, você pode executar / usr / lib / ubuntu-release-upgrader / check-new-release-gtk
- Clique em Atualizar e siga as instruções na tela.
O Linux atualizado tem cerca de um gigabyte e meio, então esteja pronto para uma longa espera.
Você também pode atualizar a partir do shell com os seguintes comandos:
$ sudo apt update
$ sudo apt upgrade
Isso garante que o seu Ubuntu esteja atualizado. Em seguida, siga digitando o comando abaixo:
$ sudo apt dist-upgrade
Isso lida com a mudança de dependências de software com novas versões de pacotes.
Eu então siga com o comando:
$ sudo apt-get autoremove
Isso remove as dependências dos aplicativos desinstalados. Você pode fazer a mesma coisa na área de trabalho da GUI com o aplicativo utilitário Bleachbit . Depois disso, é hora de preparar tudo para a grande atualização com:
$ sudo apt instalar update-manager-core
Finalmente:
$ sudo do-release-upgrade
Isto irá iniciar a atualização do seu sistema para 18.04. Ao longo do caminho, o Ubuntu fará várias perguntas sobre como lidar com a atualização.
Vai valer a pena. Além das vantagens do Ubuntu 18.04, o lançamento do 18.04.1, para o qual você estará atualizando, também vem com o kernel do 4.15 Linux . Além disso, também incorpora muitas outras melhorias de desempenho e segurança.
Se você quiser, também pode ficar com o Ubuntu 16.04. Sua próxima atualização, o Ubuntu 16.04.5, aparecerá no início de agosto. A Canonical continuará a suportar o Ubuntu 16.04 até abril de 2021.