Como atualizar do Ubuntu Linux 16.04 para 18.04

Quando o Ubuntu Linux 18.04 da Canonical chegou, tinha apenas um pequeno problema: você não podia pular diretamente da última versão do Long Term Support (LTS), Ubuntu 16.04, para a versão mais recente. Agora, com o lançamento do primeiro ponto de atualização do Ubuntu 18.04, o Ubuntu 18.04.1 , você pode finalmente fazê-lo facilmente.

Claro, você sempre pode atualizar de uma versão do Ubuntu para o outro. Você só precisa ter seu diretório home em outra partição. Como a maioria das pessoas não se incomoda com isso, a atualização pode ser uma tarefa difícil.

Antes de fazer a troca, lembre-se de que o Ubuntu 18.04 não se parece com 16.04, 16.10, 17.04 ou 17.10. Isso porque o Ubuntu está voltando para o GNOME para seu desktop padrão da Unity . Se você quiser ficar com Unity, e so mudar a seção do desktop no inicio de logon.

 

O desenvolvimento de desktops Unity continua . Mas, não é mais uma parte oficial dos esforços do Ubuntu da Canonical.

Pronto para ir? Primeiro, como sempre, faça backup do seu desktop Ubuntu existente. Para fazer isso, eu recomendo o Déjà Dup ou o CloneZilla padrão do Ubuntu . Uma vez feito, verifique a restauração para ter certeza de que você tem um bom backup.

Agora você está pronto para atualizar para o Ubuntu 18.04.1. Você faz isso com as seguintes etapas:

  • Abra a configuração “Software e atualizações” em Configurações do sistema.
  • Selecione a terceira aba chamada “Atualizações”.
  • Defina o menu suspenso “Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu” para “Para qualquer nova versão” se você estiver usando 17.10; defina-o como “Para versões de suporte a longo prazo” se você estiver usando 16.04 LTS.
  • Pressione Alt + F2 e digite update-manager -c na caixa de comando.
  • O Update Manager deve abrir e informar que o Ubuntu 18.04 LTS está disponível agora.
  • Se não, você pode executar / usr / lib / ubuntu-release-upgrader / check-new-release-gtk
  • Clique em Atualizar e siga as instruções na tela.

O Linux atualizado tem cerca de um gigabyte e meio, então esteja pronto para uma longa espera.

Você também pode atualizar a partir do shell com os seguintes comandos:

$ sudo apt update

$ sudo apt upgrade

Isso garante que o seu Ubuntu esteja atualizado. Em seguida, siga digitando o comando abaixo:

$ sudo apt dist-upgrade

Isso lida com a mudança de dependências de software com novas versões de pacotes.

Eu então siga com o comando:

$ sudo apt-get autoremove

Isso remove as dependências dos aplicativos desinstalados. Você pode fazer a mesma coisa na área de trabalho da GUI com o aplicativo utilitário Bleachbit . Depois disso, é hora de preparar tudo para a grande atualização com:

$ sudo apt instalar update-manager-core

Finalmente:

$ sudo do-release-upgrade

Isto irá iniciar a atualização do seu sistema para 18.04. Ao longo do caminho, o Ubuntu fará várias perguntas sobre como lidar com a atualização.

Vai valer a pena. Além das vantagens do Ubuntu 18.04, o lançamento do 18.04.1, para o qual você estará atualizando, também vem com o kernel do 4.15 Linux . Além disso, também incorpora muitas outras melhorias de desempenho e segurança.

Se você quiser, também pode ficar com o Ubuntu 16.04. Sua próxima atualização, o Ubuntu 16.04.5, aparecerá no início de agosto. A Canonical continuará a suportar o Ubuntu 16.04 até abril de 2021.

Deixe sua duvida ou comentário.