Separar pasta de perfil de usuarios

Esta dica dica sera de grande ajuda para quem tem muitos documentos e programas instalados.

Vamos aprender a separar o HOME que é a pasta que guarda o perfil dos usuários em uma outra partição durante a instalação. Com este tipo de configuração poderá migrar para qualquer outra distribuição e terá a estrutura de usuário intacta e ate alguns programas quando reinstalados podem manter as suas configurações.

Aqui o exemplo sera feito em uma distro Ubuntu mas o principio é o mesmo para qualquer distribuição linux.

Durante a instalação tem um momento que o sistema pergunta como sera instalado o sistema como mostra a imagem abaixo.

Vamos escolher opção avançada para ajustar as partições clicamos em continuar temos a tela seguinte

Aqui temos um volume de disco ainda não particionado de 20gb. Esta maquina foi feita no virtual box para o exemplo, mas pode escalar esta configuração para uma quina real sem problemas.

Vamos dividir este volume deixarei 3 partições:

2gb para swap

8gb para / (raiz do sistema )

10gb /home ( pastas de perfis de usurios )

Então vamos clicar no botão nova tabela de partição e o volume sera criado como mostra a imagem abaixo

Vamos criar agora a partição para o swap de 2gb, clicamos no espaço livre e no botão com o simbolo de + abaixo. A partição swap marcamos então o tamanho como 2000mb = 2gb, e o tipo SWAP. Clicamos em ok e temos a swap criada.

 

Vamos agora criar a partição raiz a /, seguimos da mesma forma clicando no espaço livre restante e definindo as configurações. Definimos com 10gb esta partição, tipo ext4 e o ponto de montagem como /

Clicamos em OK e temos a Raiz criada

Agora vamos criar o Home para manter o perfil dos usuários separados. Usaremos o restante do disco, sistema ext4 e o ponto de montagem fica com o HOME.

Utilizaremos a partição boot para carregar a inicialização do sistema aqui marcado como /dev/sda. Agora só clicar em instalar e teremos o sistema com a pasta HOME em outra partição.

Agora com o volume de perfil separado qualquer distribuição poderá ser instalada e os seus documentos área de trabalho e ate algumas configurações de alguns softwares poderão ser mantidas apos reinstalação de seus programas.

 

Deixe sua duvida ou comentário.