Existem várias distribuições Linux disponíveis para o Windows Subsystem para Linux (WSL), incluindo o Ubuntu, o openSUSE Leap 42, o Debian GNU / Linux e o Kali Linux.
No entanto, essas distribuições tendem a não ter ferramentas de desenvolvimento e contêm pacotes desnecessários, como o systemd. O WLinux é uma nova distribuição Linux de código aberto baseada no Debian stable que foi especialmente otimizada para o WSL.
Criado pela startup de software de código aberto Whitewater Foundry , o WLinux possui vários aprimoramentos específicos do WSL habilitados por padrão, com recursos adicionais planejados para o futuro.
O sistema incluem:
- Um terminal Linux rápido e um ambiente de desenvolvimento para desenvolvedores e pro-usuários criados no Windows subsistema para Linux (WSL) no Windows 10.
- Suporte pronto para a maioria dos aplicativos gráficos do Linux, sem a necessidade de definir configurações de exibição ou libGL. Nota: Requer um cliente X baseado no Windows, como o X410 .
- Ferramentas de desenvolvimento populares, incluindo zsh shell, git, neovim e python 3.7 pré-instaladas. Pacotes adicionais podem ser facilmente instalados através do sistema de gerenciamento de pacotes apt (por exemplo, $ sudo apt install nodejs) a partir dos repositórios Debian extensivos e repositórios compatíveis com o Debian de terceiros. Os backports e repos de teste do Debian também são pré-configurados.
- Pré-instalado com o wslu , um conjunto de utilitários úteis de código aberto para interagir entre o WSL e o Windows 10.
- Um punhado de pacotes desnecessários, como o systemd, foi removido para melhorar a estabilidade e a segurança.
- Scripts adicionais para instalar facilmente os seguintes aplicativos populares:
- Google Chrome $ sudo /opt/installchrome.sh
- Código do Visual Studio $ sudo /opt/installcode.sh
- pip3 para python (teste)
- fzf (teste)
- Se voce acha que outro aplicativo precisa estar aqui? Mande uma solicitação de recurso e informe sua necessidade.
- Novos recursos são ativamente adicionados com base no interesse da comunidade, acompanhe no git-hub paid bug and feature bounties
- O WLinux oferece uma correção mais rápida do que qualquer distribuição Linux upstream para bugs específicos da WSL.
Há um Wiki oficial aqui e o WLinux pode ser baixado diretamente da Microsoft Store . Não é grátis no entanto – a distro é geralmente custa US $ 19,99, mas por um tempo limitado, você pode obtê-lo por US $ 9,99.
Se você não quer pagar, você está livre para construir o WLinux a partir da fonte ou forçá-lo em seu próprio projeto.
Para quem desenvolve mais no mundo microsoft pode ser uma boa opção para fazer adaptações de projetos
Fonte – Betanews.com