Steam com maior compatibilidade de jogos windows para LINUX

Resultado de imagem para steam linuxEm 2010, a Steam Play anunciou  uma maneira para que os usuários do Steam acessem as versões de seus jogos em Windows, Mac e Linux com uma única compra. Mais de 3.000 jogos que foram adicionados ao Steam após esta data incluem acesso ao Linux e outros novos títulos continuam sendo adicionados diariamente. Desde então, continuamos a buscar novas maneiras de trazer mais títulos para os usuários de Linux.

Há dois anos a Steam se esforça para melhorar a qualidade e desempenho de soluções de compatibilidade do Windows com os jogos do Steam. Muito do trabalho tem sido na forma de como suportar o Wine[www.winehq.org] e outros projetos de compatibilidade já existentes. Estas ferramentas foram também integradas ao cliente Steam para fornecer a mesma experiência simples, sem qualquer complicação, oferecida pelos jogos compatíveis com Linux.

O objetivo deste trabalho é facilitar o acesso dos usuários do Steam para Linux a um catálogo mais abrangente. Acredita-se que isto irá permitir que novos desenvolvedores consigam impulsionar o seu trabalho focando em  Linux. Isto daria a eles a opção de focar em áreas que pudessem realmente fazer uma diferença significativa para todos os usuários, como por exemplo o suporte a Vulkan[www.khronos.org].

Como um resultado, foi  lançado a versão Beta de uma nova e melhorada versão do Steam Play para todos os usuários do Steam para Linux. Esta versão inclui o Proton, uma versão modificada do Wine que oferece compatibilidade com os títulos dos jogos para Windows. Estas são algumas das melhorias incluídas nesta versão:

  • Jogos do Windows que atualmente não têm versão para Linux poderão agora ser completamente instalados e iniciados diretamente dos clientes Steam para Linux com Steamworks nativo e suporte ao OpenVR.
  • As implementações do DirectX 11 e 12 agora são baseadas em Vulkan, resultando em um jogo com melhor compatibilidade e menor impacto de desempenho.
  • O suporte à tela cheia também foi aperfeiçoado: jogos em tela cheia serão expandidos para a exibição desejada sem interferir com a resolução da tela nativa ou exigindo o uso de uma área de trabalho virtual.
  • Suporte a controle de jogos melhorado: os jogos irão reconhecer todos os controles compatíveis com o Steam. Espere uma compatibilidade de controle mais inovadora do que a da versão original do jogo.
  • O desempenho de jogos multi-segmentados também foi aprimorado ao compará-lo com a versão básica do Wine.

Isto se alinha com os testes em todo o catálogo Steam que estão em andamento, visando identificar os jogos que atualmente funcionam de acordo neste ambiente de compatibilidade e corrigindo problemas com os jogos que apresentam problemas de compatibilidade. O primeiro conjunto de jogos com compatibilidade que esta sendo disponibilizado com esta versão beta inicial são:

Sera disponibilizado mais títulos a medida que os resultados dos testes e os trabalhos de desenvolvimento progridam. Enquanto isso, os usuários entusiastas poderão também experimentar os jogos liberados utilizando uma sobreposição de troca no cliente Steam. Além disso, os usuários poderão também votar para que seu jogo favorito seja considerado ao Steam Play, utilizando a esta: lista de desejos.

Os jogos Steam Play liberados não serão oferecidos para compra ou marcados como compatíveis com Linux na Loja durante o período inicial do Beta.

O Proton, a ferramenta que o Steam Play usa para oferecer compatibilidade com o Windows, contém uma versão personalizada do Wine além de bibliotecas adicionais desenvolvidas paralelamente com esta ferramenta. O código é aberto e já está disponível no GitHub[github.com]!

Se você está familiarizado com projetos de código aberto, você poderá criar suas próprias versões locais do Proton. O cliente Steam oferece suporte para usá-las para executar os jogos no lugar das versões já lançadas. Participe da discussão no rastreador de problemas e compartilhe suas atualizações e resultados de testes com toda a comunidade!

Fonte – https://steamcommunity.com

 

Deixe sua duvida ou comentário.