Ubuntu Desktop em um Raspberry Pi

Objetivo

Instale o Ubuntu 16.04 MATE ou o Ubuntu 18.04 em um Raspberry Pi 

Distribuições

Você pode fazer isso de qualquer distribuição Linux.

Requisitos

Uma instalação Linux funcional com privilégios de root, um carregador Pi compatível com Raspberry Pi 3, A, um cartão MicroSD e um leitor de cartões compatível para o seu computador. Você também precisará de periféricos separados para o Pi como teclado e mouse.

Introdução

O Ubuntu é a distribuição Linux mais popular, e o Raspberry Pi é facilmente o mais popular computador de placa única… . Então, parece uma combinação perfeita, certo?

Embora a configuração do Ubuntu no Raspberry Pi seja fácil, não existe uma imagem oficial de Desktop do Ubuntu para o Pi. Na verdade, a única imagem oficial para o Pi é o Ubuntu Core focado na IoT. Essa provavelmente não é a versão do Ubuntu que você está pensando para os seus projetos do Raspberry Pi.

Em vez disso, existem algumas opções para obter uma experiência mais tradicional do Ubuntu no seu Raspberry Pi.

Então vamos la mão na massa !!!

Baixando a imagem

Temos duas opções que vêm na forma de uma instalação de servidor mínima não suportada e uma imagem configurada pronta do Ubuntu MATE. A opção mais simples aqui é a imagem do Ubuntu MATE. Por se tratar de uma imagem pronta é bem rápida. Agora se você precisar de algo mais específico, vá para a imagem de servidor para instalações avançadas.

Servidor Ubuntu (não oficial)

Você pode encontrar as imagens do servidor sob o cabeçalho “Não oficial” na página Raspberry Pi do Ubuntu. Se você quiser um download direto, você pode usarwget.

Use o comando aberto em terminal

$ wget https://www.finnie.org/software/raspberrypi/ubuntu-rpi3/ubuntu-18.04-preinstalled-server-armhf+raspi3.img.xz

Quando a imagem terminar de baixar, descompacte-a.

$ unxz ubuntu-18.04-preinstalled-server-armhf + raspi3.img.xz

A imagem será expandida em um arquivo muito maior.

Ubuntu MATE

O spin do Ubuntu MATE oferece sua própria imagem oficial para o Pi. A partir deste artigo, ainda não há um lançamento para o Ubuntu Bionic, mas certamente virá um. Verifique sua página de download para atualizações. Se você quer apenas um download direto do Ubuntu 16.04, use wget.

$ wget https://ubuntu-mate.org/raspberry-pi/ubuntu-mate-16.04.2-desktop-armhf-raspberry-pi.img.xz

Depois de o ter, descompacte-o.

$ unxz ubuntu-mate-16.04.2-desktop-armhf-raspberry-pi.img.xz

Vamos criar a imagem no cartão SD

Insira o seu cartão MicroSD no seu computador. Não monte ele. Faça a checagem do cartão no /dev/para ver onde ele está localizado. Você pode usar uma ferramenta gráfica como o gparted para procurar também. Depois de saber onde seu cartão está, você pode usar ddpara fazer o flash da imagem.

Com o cartão localizado digite o comando seguinte no terminal:

Neste exemplo o cartão foi encontrado em /dev/sdb

$ sudo dd if = / caminho / para / ubuntu.img de = / dev / sdb bs = 8M

Certifique-se de que você tenha os dois caminhos corretos.ddpode causar algum dano real ao seu sistema se usado incorretamente destruindo o sistema operacional se for mau utilizado. Depois queddterminar, você poderá remover o cartão do seu leitor. Não está montado, então isso não importa.

Comece agora no Pi

Você pode começar a montar seu sistema Raspberry Pi agora. Insira seu cartão SD no Pi. Em seguida, conecte seu teclado, mouse e monitor ao Pi. Se você for usar uma conexão com fio para o Pi, conecte-a agora também. Quando tudo estiver no lugar, ligue o Pi conectando a fonte de energia.

O Raspberry Pi levará alguns minutos para instalar. O Pi redimensiona automaticamente as partições fornecidas pela sua imagem de disco para preencher o espaço disponível.

Tanto a imagem MATE quanto o servidor estão completos no Ubuntu. Eles estão prontos para uso. Então, quando o Pi terminar, ele irá inicializar automaticamente no Ubuntu.

Se você tiver a imagem MATE, você obterá a área de trabalho gráfica do MATE. O servidor lhe dará um prompt de comando. Com isso, você poderá instalar os pacotes desejados.

Instalando um desktop no (Ubuntu Server)

Se você optou por usar a imagem do servidor, você tem a opção de instalar um ambiente de área de trabalho com o comando Apt. Existem três opções disponíveis compativeis.

$ sudo apt-get install xubuntu-desktop $ sudo apt-get install lubuntu-desktop $ sudo apt-get install kubuntu-desktop

Unity e GNOME não funcionam. O Plasma funciona, mas é bem lento. Suas melhores opções são XFCE (Xubuntu) ou LXDE (Lubuntu).

Conclusões Finais

É isso aí! Você tem uma instalação do Ubuntu em funcionamento em um Raspberry Pi um mini computador. Você pode atualizar e manter seu sistema como faria normalmente.

 

Deixe sua duvida ou comentário.