AMDGPU-PRO 16.50

Instale o AMDGPU-PRO 16.50 no Ubuntu 16.04 Xenial Xerus Linux

Os drivers mais recentes da AMDGPU foram lançados da AMD a pouco tempo trazendo mudanças como o suporte FreeSync e suporte adicional para chipsets móveis, bem como as melhorias óbvias de desempenho.

Como nas versões anteriores do driver proprietário AMDGPU, apenas as distribuições “Enterprise Grade” são suportadas, então você não encontrará o suporte oficial ao Ubuntu 16.10 ainda. O Ubuntu 16.04 continua sendo suportado e esse será o alvo deste guia.

Obtendo os pacotes para a instalação

A AMD forneceu os pacotes necessários para a instalação em um pacote. A razão para um.debpacote de pacotes em vez do.runinstalador dos drivers anteriores da AMD é que o AMDGPU-PRO funciona fornecendo suas próprias versões personalizadas dos principais componentes de software necessários para que os drivers funcionem corretamente.

O AMDGPU-PRO é uma compilação dos drivers AMDGPU de código aberto e, assim como esses drivers, requer versões mais novas dos Pacotes, DRM e do Kernel. Para garantir que esses requisitos sejam atendidos, eles são fornecidos. Você pode baixar o pacote de duas maneiras. Se você preferir usar seu navegador, acesse o site da AMD e faça o download dos drivers e descompacte-os com o gerenciador de arquivos gráficos de sua preferência.

https://support.amd.com/pt-br/kb-articles/Pages/AMDGPU-PRO-Driver-for-Linux-Release-Notes.aspx

Se você preferir usar a linha de comando, use owgetseguido
do endereço em que esta o pacote
e depois descompacte com o tar a partir da linha de comando.

$ cd ~ / Downloads
$ wget https://www2.ati.com/drivers/linux/ubuntu/amdgpu-pro-16.50-362463.tar.xz
$ tar -xJvf amdgpu-pro_16.50-362463.tar.xz

Instalando os pacotes

Não importa qual caminho você usou para descompactar os pacotes, você deve usar a linha de comando para a instalação. Comece mudando para o diretório que foi descompactado.

$ cd amdgpu-pro-16.50-362463

Se você procurar no diretório, verá que há uma tonelada de pacotes. Seria horrível ter que instalá-los todos manualmente. Felizmente, a AMD forneceu um conveniente script de instalação. Como esta é uma instalação de pacote, você pode usar o comando sudoquando iniciar o script ou aguardar a solicitação do próprio script. De qualquer forma, você terá que digitar sua senha.

Digite o comando abaixo em seu terminal

$ ./amdgpu-pro-install -y 

O attributo-ysignifica que você deseja responder “Sim” a cada prompt. Se você gostaria de ver os prompts, e confirma-los uma um tire o -y.

O script será executado e instalará todos os pacotes em seu sistema. Isso levará alguns minutos, mas tudo o que for necessário para executar os novos drivers será instalado.

Quando a instalação terminar, reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor.

Testando-o

Após a reiniciar, você pode testar seus novos drivers jogando um jogo, mas essa não é a maneira mais confiável de testar. A melhor maneira de fazer benchmark no Linux agora é o Phoronix Test Suite. A versão mais recente vem pré-empacotada para o Ubuntu, então você pode fazer o dowload do programa com owgetisso a partir do site do desenvolvedor.

Digite os comandos abaixo:

$ cd ~ / Downloads
$ wget http://phoronix-test-suite.com/releases/repo/pts.debian/files/phoronix-test-suite_6.8.0_all.deb
$ sudo dpkg -i phoronix-test-suite_6.8.0_all.deb

Quando o pacote estiver pronto, ele estará pronto para ser executado. Existe uma interface gráfica para isso, mas é muito mais fácil usar apenas a linha de comando. Os benchmarks Unigine são disponibilizados através do Phoronix Test Suite, e estão entre os melhores benchmarks gráficos em qualquer plataforma. Executá-los é simples com o conjunto de testes.

Digite o comando seguinte em seu terminal:

$ phoronix-test-suite executa o unigine-heaven

Você será solicitado com um termo de serviço seguido por uma pergunta perguntando se você gostaria de enviar dados anônimos. Responda como quiser. Ele então perguntará se você deseja instalar o benchmark. Você pode receber um erro após o término do download. Não se preocupe com isso. Apenas execute o comando acima novamente.

Desta vez, você será perguntado sobre qual resolução de tela você quer que o teste seja executado. Selecione a sua resolução. O teste executará o benchmark três vezes e apresentará a você a média de quadros por segundo de cada teste posteriormente. Você poderá ver os testes, então você terá uma ideia geral se a placa de video está funcionando corretamente. É difícil dizer exatamente quais framerates você deve obter com a sua placa, mas você pode procurar outros benchmarks online para comparar. Obviamente, se você está recebendo apenas alguns quadros por segundo, algo está errado. Também é importante lembrar que as CPUs afetam as taxas de quadros. Tenha isso em mente quando comparar.

Deixe sua duvida ou comentário.